Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

Mensagem de Frederico Curado, Presidente e CEO

Na Embraer nós estamos em contínua busca por melhoria e excelência em tudo o que fazemos. Nesse contexto, estamos individualmente e coletivamente comprometidos com o mais alto nível de ética e de aderência às Leis, regulamentos e políticas pertinentes às nossas atividades.

Acreditamos que, ao fazer as coisas da forma correta e demonstrando que o sucesso e a integridade do negócio podem e devem andar de mãos dadas, nós honramos a confiança que todos depositam em nós e através do exemplo trazemos nossos princípios para todos aqueles com quem nos relacionamos.

Frederico Curado
Presidente e Chief Executive Officer

A Embraer busca garantir o mais alto nível de integridade corporativa e ética em suas atividades. Para este fim estabeleceu um programa de compliance para promover e apoiar todas as atividades de acordo com as Leis, regulamentos e políticas internas da companhia.

  • Promover uma cultura de integridade com base em nossos valores e no Código de Ética e Conduta da Embraer;
  • Suportar os valores e princípios da Embraer através da prevenção;
  • Implementar as melhores práticas de acordo com o programa de excelência da Embraer, o P3E;
  • Consolidar todas as iniciativas de Compliance, em especial os Programas Anticorrupção e Controle de Exportação;

O programa de Compliance da Embraer é baseado nos seguintes elementos:

O Programa de Ética e Compliance é supervisionado pelo Conselho de Administração e seu Comitê de Auditoria e Riscos e pelo Presidente e CEO da Embraer como segue:

  • O Conselho de Administração e seu Comitê de Auditoria e Riscos supervisionam e buscam assegurar a eficácia do Programa de Compliance da Companhia;
  • O presidente e CEO é responsável por conduzir todas as iniciativas para promover a integridade corporativa em conformidade com leis e regulamentos;
  • O Departamento de Compliance proporciona a gestão do dia-a-dia do Programa de Compliance, estabelecendo normas, procedimentos e protocolos de treinamento para prevenir a potencial conduta ilegal, antiética e imprópria;

A organização de Compliance se complementa com o dedicado grupo de Oficiais de Compliance e é reforçado com o time de Agentes de Compliance envolvidos no dia a dia das operações.


O sistema de Compliance visa abranger os processos e operações com base na avaliação de risco, políticas e procedimentos, treinamentos e comunicação, monitoramento e auditoria, aconselhamento e canais de comunicação. Todas as iniciativas são concebidas para prevenir, detectar e responder os requisitos do programa de compliance.



Para entrar em contato com o Departamento de Compliance, você pode enviar um e-mail para compliance@embraer.com.br